quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

psico

ultimamente tenho andado a pensar sobre que direcção havia de dar ao blog, nao queria basear o meu blog apenas nos meus resultados. que caminho seguir entao? ha inumeros artigos que explicam detalhadamente os aspectos matemáticos do poker, imprescindíveis por sinal. acresce a isto que eu nao sou propriamente a melhor pessoa para explicar certos conceitos, acho que se enveredasse por este caminho era capaz de deixar as pessoas mais confusas do que esclarecidas :P por isso mesmo decidi outra coisa, e vou tentar cumprir à risca. farei 2 posts por mês, um mais pessoal, onde falarei sobre os meus sucessos/insucessos ao longo de cada mes. o outro abordará aspectos que considero importantes sobre o poker, como por exemplo : aspectos psicológicos/ como o sociedade encara os profissionais de poker/ relação entre o poker e os outros desportos / os riscos de vício. sei la, uma serie de artigos sobre os quais por vezes me dou a pensar e sobre os quais acho que haverá opiniões diversas. todos estes artigos serão pessoais e sem base científica nenhuma, podendo sair verdadeiras barbaridades dos meus pensamentos lolol :)

assim hoje falarei dum tema muito interessante: o estado psicológico das pessoas e a sua importância no rendimento nas mesas.
cada caso é um caso e cada pessoa reage de forma diferente perante certas situações. no entanto, existem situações em que a maior parte dos jogadores reagem de forma idêntica, mesmo que inconscientemente. se estamos com problemas pessoais, tal como em qualquer outro trabalho( mesmo para quem nao vive do poker, todos os que jogam fazem-no com o intuito de ganhar penso eu de que...) devemos pensar muito bem antes de nos sentarmos numa mesa. ha quem vá argumentar " eu mesmo que tenha problemas pessoais tenho de ir trabalhar na mesma". pois, mas acreditem que o rendimento nao será o mesmo, pois os índices de concentração serão muito inferiores. claro que se deve separar o trabalho da vida pessoal, mas penso que por mais que nos esforcemos, eles são indissociáveis. transpondo isto para as mesas:
- aspecto importante : ha possivelmente pessoas que apenas jogam por diversão ou para passar o tempo e que jogam quantias que não lhes fazem mossa no orçamento familiar, e essas pessoas não estão incluidas no objectivo deste texto.
- quer sejas profissional ou recreativo com ambições de retirar do poker um extra tens de ter noção que o poker é um "pau de 2 bicos", ou ganhas dinheiro ou perdes dinheiro, dependendo das tuas acções. tal como nas outras profissões, se estivermos mal com a vida, o nosso rendimento diminui. só que infelizmente, no poker, ao diminuir o rendimento, o risco de perder dinheiro acresce:
. se eu for vendedor e estiver com problemas, provavelmente este mês deixo de ganhar x em comissoes.
.se eu for jogador de poker e estiver com problemas, provavelmente este mês deixo de ganhar dinheiro e além disso perco dinheiro( ou seja perco dinheiro a dobrar)

mas felizmente nem tudo é ruim, e o poker tem extrema flexibilidade de horários. ninguém te obriga a jogar hoje ou amanha. se és pro, certamente que tens condições para ficar afastado das mesas uns tempos e não vai ser isso que fará mossa no teu orçamento. se vês o poker como um part time, à partida tens outra fonte de rendimento e encaras o $ do poker como um extra, e mais vale ficar um mês sem esse extra do que perder o extra do mês(es) anterior(es)

penso que são vários os factores que causam um decréscimo de rendimento quando a vida nos corre mal.
-o nível de concentração, tal como ja referi, é muito inferior. e as tomadas de decisão numa mesa sao muito rápidas, especialmente porque quase todos nós multitablamos, o que dificulta ainda mais as coisas. se estivermos a pensar nos problemas que tivemos com as namoradas ou com os pais, nao vamos conseguir tomar a melhor decisão em tao pouco tempo. e numa altura em que os edges dos jogadores se vão tornando cada vez mais reduzidos, todos os pormenores fazem a diferença.
- imagina que levas 2 ou 3 bad beats seguidas. ja estás com problemas, e a veres a variância a perseguir-te sem piedade, a tendência será para explodires.... e o resultado será desastroso for sure. e vais arranjar desculpas a ti proprio para as asneiras que fizeres, porque no teu intimo estás furioso e revoltado e aproveitas as bad beats para descarregar tudo. quando a sessão terminar e passadas umas horas vais te dar conta que tiltaste e ficaste arrependido... mas sabes o que é mais curioso? é que a verdadeira razão para o tilt nao foram essas bad beats, foram os teus problemas pessoais. as bad beats apenas serviram de desculpa para poderes tiltar e descarregar a tua raiva naquele momento. óbvio que o resultado será desastroso em todos os sentidos : tilt atras de tilt, dinheiro a voar, e os nervos ao fim da sessão ainda serão maiores. se estiveres bem com a vida, calmo e sereno, a tendência para tiltar será muito menor. quando tiltarem forte vejam se nao tenho razao....

acho que estes são os 2 principais factores. e a partir dum certo nível, em que os edges sao cada vez menores, cada pormenor se torna num "pormaior".
ha mais alguns aspecto que queria focar mas agora nao me lembro lol. daqui a uns tempos penso que voltarei a este tema.

5 comentários:

Mloki disse...

nice post, acho que tens toda a razão, o nosso estado de espirito, que deriva da vida real, tem muito mais impacto no nosso desempenho do que muita gente possa pensar..

Abraço

Filpac disse...

Nice post Nico ;)

Eu nunca jogo tiltado! hahaha

Eu sei a teoria, falta é colocar em prática. Quantas vezes vou "quente" para as mesas?!

[]

Anónimo disse...

Hello amigo!!Encontrei o teu blog e como Psi não podia passar sem comentar este teu post. Muito bom mesmo! É incrivel como a nossa mente comanda tanta coisa...

Andreia Gonçalves disse...

O meu comment ficou anónimo... lol sou a Andreia

jimmy nicola aka nicoji83 disse...

pois é caríssima amiga, a nossa mente é imprescindível para o nosso sucesso :) se um dia tiver problemas, ja sabes, vou recorrer à srª drª andreia gonçalves lololol.