sexta-feira, 24 de junho de 2011

1º semestre is done!

Meio ano está cumprido e o que eu posso dizer é que foram uns meses completamente loucos, em que a minha vida deu inúmeras voltas, teve coisas excepcionais e outras decepcionantes, a nível profissional foi de longe o meu melhor meio ano de sempre, a nível pessoal tive umas curvas ascendentes mas também algumas muito descendentes.
Falando de poker :
- Passei a pertencer à equipa Bestpoker Portugal
- Passei a pertencer à equipa de treinadores da Pokerstrategy
- Não fiquei nenhum mês down (pós cashback)
- Bati o meu melhor score em torneios ( ganhei num $37000 quando o meu máximo era $8000)
- Defini Heads Up como o meu main game e a partir daí os resultados explodiram
- Subi para plo200 este mês e até ver com sucesso ( mas a amostra é muito insignificante por isso não poderei tirar já nenhuma conclusão)
- Ganhei um freeroll para ir ao Brasil com a Bestpoker
- Ganhei um freeroll ao vivo para ir a Vegas com a Bestpoker ( sou um freeroller nato lolol. Até ao vivo a sala deve estar rigged, ganham sempre os da casa ehehehe)

Os últimos meses de 2010 foram os meses de transição para cash games, após vários anos a jogar sobretudo sits. Os resultados naturalmente não apareceram logo, ainda para mais porque comecei logo a jogar plo100.
- Em Janeiro pensei já ter conhecimento suficiente para bater o jogo, mas as coisas não foram assim tão fáceis. Comecei bem, mas tive um downswing de 40 buy ins que fez com que ficasse break even pré-cashback. Alguns problemas pessoais também me impediram de estar na melhor forma. Acabou por ser um mês lucrativo, mas pouco...

-Fevereiro foi um desastre... O facto de ter ficado solteiro, de ter virado por completo a minha vida afectou e muito o meu jogo, a minha concentração, os meus objectivos. Acabei por ficar down $800 em cash, e só com os valores do cashback é que consegui ter algum lucro. Durante Fevereiro também voltei a jogar sits hu de holdem, algo que não fazia mesmo parte dos meus planos, mas os resultados em cash Plo estavam muito aquém das expectativas e andava desanimado, desmotivado. Resumindo, desde Outubro até Fevereiro passei uma fase menos boa, acho que acabei todos os meses com algum lucro pós rakeback, mas era um lucro muito aquém das expectativas que tinha e ambicionava. Isto teve grandes consequências, quer na minha vida pessoal, quer na minha confiança relativamente ao meu jogo. Acho que a única pessoa com quem falei do meu descontentamento foi o Reis, cheguei mesmo a dizer-lhe que estava a ponderar desistir de jogar cash e voltar para os sits. Mais uma vez deu-me sábios conselhos, contou-me histórias dele e fases menos boas pelas quais já tinha passado e como isso era normal na carreira dum jogador. Ty mate! Foi mesmo uma fase complicada, especialmente a nível de confiança. E atenção, não acabei nenhum mês no vermelho, nem quero imaginar o que me acontecerá quando ficar um mês no vermelho mesmo com as contas de cashback...

- Em Março resolvi voltar a experimentar cash heads up. Já tinha jogado há uns meses atrás, mas como na Bestpoker ambas as blinds pagam o mesmo, são necessárias algumas adaptações. E eu quando experimentei não tinha conseguido. Vi uns vídeos, li uns artigos e resultou em pleno. Acima de tudo foi um mês para recuperar confiança, fiquei com lucro acima de $5000, o que era a 1ª vez que acontecia desde que transitei para cash. Finalmente começava a ver uns resultados decentes e a acreditar que tinha feito a opção correcta ao optar por jogar cash.

- Em Abril correu tudo de sonho, fiquei com lucro acima de $10000, completamente inesperado para quem tinha tido tanta dificuldade em adaptar-se aos cash games. O meu jogo em heads up "explodiu", a minha confiança atingiu patamares elevados. Ganhar 100 buy ins num mês é muito difícil, atendendo que não sou um verdadeiro grinder, o meu volume de jogo não é assim tão grande, e nunca jogo mais que 3 horas em simultâneo

-. E se achava que Abril tinha sido de sonho, que dizer de Maio??? Shippar num torneio $37500 , melhorar o meu $/hour em cash games , apesar de ter jogado bastante menos, acho que o mês superou todas as expectativas... Além disso, também as coisas extra poker voltaram a endireitar-se! Que mês de sonho! Fui ao Brasil no início do mês e aproveitei para me divertir, distrair, trocar ideias e aprender com jogadores mais experientes. No regresso a Portugal fiz logo uma bubble da FT num evento das SCOOP de 5 card draw, modalidade em que sou quase "virgem", dias depois faço a tão desejada FT e um prémio chorudo, o pouco cash que joguei correu muito bem, tendo sido o meu melhor mês a nível de $/hora . Foi sem dúvida o mês mais importante e valioso deste ano.

- Junho começou com o freeroll da Bestpoker ao vivo que levava 5 jogadores a Vegas e tive a sorte de ter runnado bem e conseguido uma das 5 vagas. Foi também o mês em que decidi subir para plo200. Já tinha banca suficiente para jogar plo200 há muito tempo, no entanto acho que precisava de ganhar experiência em limites mais baixos, visto ter começado a jogar cash há relativamente pouco tempo. Prefiro dar passos pequenos e firmes, do que grandes aventuras que corram mal. E honestamente, nunca gostei muito de descer de limites, por isso quando fizesse o move up, teria de ser com grande certeza que era capaz de bater este novo limite. Falando nisto, quando não há acção em plo200 ainda abro umas mesas de plo100 e a verdade é que não jogo tão focus como antes, e acabo por cometer erros estranhos. A adaptação tem corrido bem, mas sinceramente muito se deve a 4 ou 5 "clientes" que doaram (literalmente) alguns buy ins. Tive algumas sessões em que acabei up mas senti que não estava a jogar o meu melhor, cometi alguns erros que custaram uns quantos buy ins, mas nada que comprometesse os resultados. Foi o meu melhor mês pre cashback ( again !!!!! ), se bem que ao subir de limite era previsível que o lucro também aumentasse.

Agora o gráfico deste meio ano relativamente à minha performance em hu



Uploaded with ImageShack.us


Sim, só fiz aproximadamente 60k hands, mas faço um pouco de table selection e acabo por ficar sem acção durante algum tempo. Além disso jogo no máximo 3 mesas em simultâneo, e o normal é jogar apenas 2 para conseguir estar sempre focus. A verdade é que estou a runnar cerca de 37bb/100 em plo100 e plo200, o que acho estrondoso( ou fiz mal as contas lololol). Eu sinceramente não sei os padrões normais dum jogador ganhador nesta variante, mas acredito que esteja nos 10% melhores. A amostra é curta, ainda não tive uma valente downswing, estou a runnar muito acima do EV, mas apesar de todas estas situações, estou muito orgulhoso do meu trajecto e muito, muito confiante. Eu por norma sou cauteloso, mas esta run é de facto um estímulo muito grande e gostava mesmo que jogadores mais experientes me pudessem dizer se estou a sobrevalorizar demais os resultados ou se tenho razões para estar tão confiante.
Basicamente ganhei mais neste meio ano que nos 2 últimos anos juntos. Profissionalmente, o saldo é extremamente positivo, muito acima das expectativas.


Para a 2ª metade do ano o objectivo será atingir os $100k de lucro. Se o conseguir ( acho mesmo que vou fazê-lo se nada de anormal acontecer) sentir-me-ei mesmo feliz e com a sensação de dever cumprido. Ainda estou hesitante se pretendo jogar plo200 até final do ano ou se subirei para plo500 caso as coisas continuem a correr bem. Mas nunca subirei enquanto não me sentir confortável com os valores envolvidos, foi assim nesta subida e acho que será sempre assim. Gestão de banca é importante mas é igualmente importante jogar em limites nos quais nos sintamos à vontade e confortáveis. Não é apenas por ter banca que subo de limites, apenas o faço quando me sinto à vontade para tal.
Relativamente ao poker live, esta 2ª metade do ano começa já com a viagem para Vegas. Só vou jogar um evento das wsop e dos mais baratos e as expectativas não são muito grandes. Nunca fiz sequer um ITM live e começar com 3000 fichas não deixa grande margem para erros e certamente que ou se dobra relativamente rápido ou então torna-se um torneio de push ou fold... Vou é tentar jogar cash PLO, acho que pode ser muito lucrativo e penso que haverá muitos jogadores recreativos e sem grandes noções nas mesas. Se vier de Vegas com o mesmo dinheiro que levo já será lucrativo certamente....
Depois em Portugal não faço ideia que torneios irei jogar até ao fim do ano, mas espero jogar alguns.

Vou tentar fazer algum update enquanto estiver em Vegas, mas não prometo nada :P

1 comentário:

mjadrake disse...

Wow, eu já tinha uma ideia que este primeiro semestre andava a correr bem, mas agora vendo o somatório, tenho de soltar outro WOW :D

Mais do que merecido, agora só espero e desejo um segundo semestre ainda melhor!!

Ab e keep going