terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Fevereiro melhor que Janeiro

Acabou um dos meses mais desgastantes a nível psicológico dos últimos tempos. Foi um mês muito muito duro, começou excelente mas a meio do mês tive uma derrapagem gigante, com um downswing superior a 40 buy ins. Vou agora meter o gráfico do mês e depois fazer algumas observações.



Uploaded with ImageShack.us


Durante os 2 ou 3 meses finais de 2010 comecei a tentar levar mais a sério cash plo.
O estudo foi então essencial e os objectivos eram essencialmente melhorar o meu jogo, encontrar as principais leaks e começar 2011 em forma e pronto a retirar os dividendos do estudo dos meses anteriores. De facto, o ano começou muito bem, e aproveitei da melhor maneira uma boa run que me apareceu. Depois veio a dura downswing a que ja me referi. nessa altura ainda pensei regressar aos sits hu plo, a confiança ficou abalada e a moral já tinha tido melhores dias... No entanto continuei a grindar, a analisar as sessões, a ler artigos e ver vídeos. A downswing la se foi embora e pouco a pouco consegui recuperar e acabei o mês break even. dos cerca de 40 buy ins que perdi quase seguidos, 20 já estão recuperados. espero este mês recuperar os outros 20 lolol.

Apesar de ter sido atacado pela variância, sem dúvida que ainda estou a cometer alguns erros "nao forçados", ou porque estou a jogar cansado, ou porque estou ao tlm, ou simplesmente porque estou durante 3 ou 4 minutos em "tilt inconsciente". Em plo, muito mais que em holdem, todos esses instantes menos bons pagam-se muito caro, porque as situações em que estamos em draws acontecem a cada minuto, e se não estivermos completamente focados cometemos erros graves e quando damos conta as fichas já estão todas no meio em jogadas que podíamos simplesmente ter evitado.
Relativamente ao meu jogo, estou com algumas dificuldades em jogar em mesas que tenho à minha esquerda jogadores muito agressivos. Como eu não faço do poker uma luta de egos, saio dessas mesas ou se possível mudo de lugar. Não vale a pena abrir guerras de raise e 3bets e 4bets só por causa do ego.

este mês comecei a fazer umas sessões de plo100 hu e até ver tem valido a pena.
Finalmente adaptei-me à estrutura da ongame, em que ambas as blinds pagam $1. muitos jogadores raisam 100% das mãos e se eu não raisar no botão eles raisam-me oop e isso é tudo o que quero. assim a minha estratégia passa por jogar muito tight oop e passivo preflop contra adversários maníacos. A grande vantagem disso reside no facto de jogar quase todos os grandes potes em posição. Mas sobre isto falarei num post específico, pois hu é um jogo muito complexo e há o mito/cliché de que se é obrigado a raisar quase sempre no botão... embora nao discorde totalmente, tem muitos pontos em que não concordo. o meu cliché é "qualquer estratégia é boa desde que seja vencedora"... outro aspecto importante que segui durante este mês, sempre que via que um adversário era sólido simplesmente saía da mesa. Há tantos donks, porque hei-de jogar contra alguém que provavelmente joga tanto ou mais que eu? Quem sabe um dia se não o farei, neste momento a minha prioridade é ganhar dinheiro e não meter-me em aventuras que podem correr mal.

resumidamente : acabei o mês quase break even, com o "cashback", o 2º lugar na race para vegas e uns trocos em sits hu acabei up o suficiente. Atendendo às circunstâncias acabou por ser um mês positivo, mas sem deslumbrar. Mas, por outro lado, atendendo à situação que o país vive com ordenado mínimo abaixo dos 500 euros e com uma esmagadora maioria da população a receber menos de 1000 euros, como poderia eu dizer que foi um mês mau ganhando muito mais que isso? somos estigmatizados pela sociedade muitas vezes, mas no fundo acho que somos uns priveligiados...

agora os goals para Fevereiro:
- ficar 20 buyins up em plo100 ( impossível prever porque a variância é brutal )
- rakar aproximadamente o mesmo deste mês ($5k)
- dedicar umas horas a estudar ranges
- continuar a ver vídeos de hu e ir jogando algumas mãos
- eliminar alguns dos meus "erros não forçados", pois apesar de não acontecerem durante muito tempo, acontecem o tempo suficiente para eu perder 2 ou 3 buy ins seguidos.
- vou jogar o knockout da figueira : não ser eliminado no primeiro nível com um dos meus bluffs ridículos :P



PS- camarada mjadrake, hoje tive a preocupação de começar as frases com maiúsculas :P
Certamente que me esqueci algumas vezes, mas fiz um esforço pelo menos ehehehe

3 comentários:

mjadrake disse...

Agradeço a preocupação :D
Assim dá ainda mais prazer ler o teu blog :D :D
Ah e já agora vê se chateias o Marco (marroquino), para te arranjar o meu nr de tlm, para numa das próximas vezes que eu passe aí por Viseu combinarmos uma cafezada :D :D

jimmy nicola aka nicoji83 disse...

fdxxxxx, conheces o marroquino???? ele ja me tinha dito que tinha um colega que jogava poker nao sabia que eras tu :P

mas deves vê-lo mais vezes que eu, desde que namora deixou de sair com os amigos lolol.
epá, se vieres a viseu é so dizeres e vamos logo pa borraxeira ( amigo de marco por norma gosta da copos ahaha)

mjadrake disse...

Já te enviei convite no facebook, adiciona-me para falarmos melhor.
Ab