sábado, 28 de maio de 2011

Posição em hu PLO

Têm sido vários os pedidos para falar um pouco de cash Plo hu. Deste modo, e como queria tornar o meu blog mais útil, resolvi fazer uma série de artigos sobre esta modalidade, que é aquela a que me tenho dedicado mais nos últimos tempos. Eu vou me focar nestes artigos quase exclusivamente na minha experiência pessoal, esquecendo inúceros clichés e teorias.
Desde que comecei a jogar poker, hu foi sempre a minha variante favorita e onde mais me foquei. Excluindo algumas fases esporádicas, toda a minha carreira foi feita nesta variante, 1º em holdem e mais tarde em plo. Já são alguns anos nesta vertente, no entanto só me dedico a cash há uns meses, antes jogava sits.
Para comçar, o que eu considero mais importante? Sem dúvida nenhum, e neste caso todos os jogadores dirão o mesmo, jogar em posição! A posição é sem dúvida a chave em qualquer modalidade, mas em hu ela é absolutamente decisiva. Saber jogar os grandes potes em posição é meio caminho andado para ser jogador vencedor. Porque é que a posição é ainda mais importante em plo? 1º, plo é um jogo essencialmente pos flop, ou seja, a maior parte dos potes serão ganhos depois de se ver o flop. 2º e associado ao 1º, em plo começamos com 4 cartas, o que faz com que a possibilidade de acertarmos algo no flop seja substancialmente maior que em holdem. Visto isto, é fácil perceber a importância da posição. Se os potes vão ser decididos pós flop e se vão haver muitas situações em que tanto nós como o nosso oponente temos boas mãos, é lógico que jogar em posição, ou seja, decidir depois do nosso adversário, tem inúmeras vantagens, quer seja para controlo do pote ou para bfuffar, por exemplo. Para quem está a começar, esta característica em de estar sempre na mente. Jogar os potes grandes em posição, nunca esquecer isto! Quando jogamos fora de posição temos de ser muito cautelosos, quer no range de mãos com que defendemos a blind quer no range com que fazemos 3 bet. Nós queremos jogar poucos potes grandes fora de posição, por isso temos de evitar cair em armadilhas. Se fazemos 3 bet, devemos ter muita atenção à board para ver até que ponto é rentável fazer c bet. A diferença de equidade entre as mãos pré flop é normalmente reduzida, por isso muita atenção a isto. E claro, devemos estar sempre focados na maneira de jogar do nosso adversário, é isso que vai determinar muitas das nossas acções. Se me perguntarem, és tight ou loose, eu não saberei responder. A minha preocupação é sempre ajustar-me ao adversário, jogar no erro dele. Há jogadores que têm a capacidade de jogar sempre de forma mega agressiva e dominam os jogos por completo. A minha estratégia não é essa, cada um de nós deve ter consciência dos seus pontos fortes e fracos e eu sei que exploro bem os erros dos outros. E jogo muito mais o adversário que as cartas, a maioria dos jogadores tem padrões fixos e jogam sempre da mesma maneira. O que é outro erro, devemos mixar muito o nosso jogo( falarei disso num próximo artigo). Mas voltando à jogabilidade fora de posição, a cautela é mesmo importante. Nada de sobrevalorizar as mãos pós flop. Evitar spots complicados, mesmo que por vezes até estejamos à frente, é provavelmente vantajoso em determinadas situações. E, dito isto, explicar uma estratégia que pode ser rentável, especialmente nos limites mais baixos. Quando estou em posição e levo 3 bet, eu opto quase sempre por dar call, mesmo quando a minha mão é fraca. Apenas se tiver um par e cartas completamente desconectadas é que pondero o fold. Porquê dar call com mãos horríveis? em 1º lugar porque apesar da mão ser fraca, vamos poder jogar pa stack em posição e rentabilizar muito a nossa mão. Em holdem é muito mais dificil acertar num flop, mas em plo, com 4 cartas na mão são muitas as vezes em que o flop nos poderá agradar. Dito isto, a maior parte dos jogadores apenas dá 3 bet com AAxx KKxx ou cartas altas e muito conectadas. E quando têm ases, num flop rainbow, já não os conseguem largar. E se nós floparmos algo decente, poderemos stackar o adversário com facilidade, e ele no fim chamar-nos-á "donk" ou "fish" e vai tiltar e vai pensar que nós somos horríveis e vai continuar a doar-nos dinheiro. um exemplo em plo100. Ambos com 100bbs. Nós na sb raisamos para $3 e ele 3 beta para $9. ok, temos de pôr mais $6. Se tivermos por exemplo 249q (muito fraco) e o flop sair algo como 259. O nosso adversário faz c bet de $15 e nós raisamos forte. Neste flop ele já não consegue largar os seus ases. Ele vai dizer "omg, what a fish! how can you call my 3bet with that?" e nós rimo-nos, podemos ainda picá-lo um bocado, e ele vai começar a ficar nervoso e a cometer muito mais erros. Atenção, cada adversário é diferente, as coisas que eu digo não se podem aplicar sempre, temos de estar sempre atentos a isso. Mas basicamente dar call às 3 bets quando estamos na sb é sem dúvida muito lucrativo! Temos é de estar atentos ao range de 3bet do adversário, se ele 3betar muito light devemos esperar por um flop realmente bom para nós, ou 3betar flops perigosos em bluff. Adaptação é a palavra de ordem.
Outro aspecto a ter em conta, o nosso objectivo é ganhar dinheiro. Não precisamos de nos meter em lutas de egos, se apanharmos um adversário sólido, que saiba jogar os potes em posição e que dê pouca resistência fora de posição, devemos ponderar abandonar a mesa e ir para outra. Há inúmeros jogadores fracos, por isso é contra esses que queremos jogar. Claro que há alguns regulares que cometem muitos erros, nesse caso não devemos ter receio, se nos acharmos com capacidade para explorar esses erros. Mas de uma forma geral, sentem-se com os fishes, não dêem acção quando apanham um adversário sólido, pois não vão obter grande lucro daí.
Sendo que a posição é o mais importante para mim, hoje falei apenas dela. No próximo post espero abordar mais alguns assuntos, como as c bets, a importância de mixar o jogo, as value bets ou os spots para blufar. Não sei se me consegui explicar muito bem, espero que pelo menos tenha dado para ficarem com algumas noções e tenham percebido a importância da posição.

1 comentário:

mjadrake disse...

Muito porreiro o post, pf continua :D
Grande ab