quarta-feira, 11 de maio de 2011

Brasil e Scoop

A minha viagem com a Bestpoker ao Brasil foi excelente, superando todas as expectativas. Fomos 4 portugueses( eu o Reis o Jay e o Zeba). O que posso dizer da companhia é que melhor seria impossível. O reis já conhecia e sabia com o que podia contar, sempre bem disposto, o Jay conhecia pouco e o Zeba apenas sabia que era excelente jogador. Na realidade, são pessoas incríveis, e só tenho a agradecer por todas as risadas que me permitiram e por tantos momentos divertidos. Tinha curiosidade em ver de perto como viviam e pensavam outros jogadores profissionais de poker, e felizmente tive essa oportunidade com eles, que são dos jogadores mais consistentes a nível nacional. E fiquei encantado com a simplicidade, a boa disposição, as suas histórias. Tivemos alguns episódios caricatos, como o Jay lperder 8-0 em flips a 4 lololol. Mas o que hoje pretendo falar relativamente à viagem é em como sinto que ela me ajudou e as conclusões que tirei da mesma.
Começando pelo poker, estar de perto com jogadores melhores que eu tinha de ser positivo. Obviamente não passámos o tempo a discutir jogadas complexas, mas memo assim consegui absorver algumas ideias, linhas de pensamento sobre as quais ainda não tinha pensado e que certamente acrescentarão valor ao meu jogo. Ainda para mais estivemos a jogar omaha e mesmo não sendo a especialidade de nenhum deles, eles conseguem elevar vários níveis de pensamento, analisar a board e a reacção dos jogadores à mesma, conseguem estar atentos às leaks com muita facilidade. Adquiri conhecimentos e acredito que melhorarei o meu jogo.
Também falámos de tilt mas aqui senti-me um pro a sério, pois sou das pessoas que menos histórias de tilt tinha:P Os murros que mando ao meu portátil muito de vez em quando não se comparam a explosões bem mais agressivas e cómicas de outros....
Depois o Rio maravilhou-me em tantos aspectos que é do poucos sítios que visitei que digo com toda a certeza : terei de lá voltar! "cidade maravihosaaaaaa" ! e nós fomos no Outono de lá, nem quero imaginar como aquilo será no Verão! Eu sempre disse que era incapaz de emigrar, que não me via a viver noutro pais. Neste momento não penso assim, era bem capaz de viver no Brasil. O meu trabalho permite-me trabalhar em qualquer lado e se 3 ou 4 poker players resolvessem ir viver uns tempos para o Brasil, eu iria pensar seriamente no assunto. Praia, calor, pessoas divertidas, clubes de poker em que o nível médio do jogador é muito fraco, mulheres bonitas, preços acessíveis, mesma lingua que a nossa, inúmeros lugares culturais para visitar, são muitas as coisas que me levaram a apaixonar pelo país... Vá, sendo mais realista, passando meio ano no Brasil e meio ano em Portugal era capaz de ser a melhor combinação.
Falando agora do torneio que jogámos, a 2ª etapa o Rio Poker Tour, mais uma vez não cheguei ao dinheiro, mas isso já é standard. A estrutura é excelente, a média está sempre acima das 20bb por isso podem imaginar a jogabilidade que o torneio tem. Estive quase sempre na média até que um cooler me permitiu subir muito. Apanho AA em late position, o botão estava short e raise all in, a big blind reraise all in e eu easy call. O botao tinha KK e a bb AK suited! Tão sick! Depois tentei roubar uns potes mas sempre que o fiz levei 3bet ou 4bet, e desci para a média. Pouco depois do jantar a mão que me eliminou. A mesa vai em fold até à small blind que faz complete(blinds acho que estavam a 800 e eu tinha 30k) Era um camarada brasuca com quem já tinhamos saido, e estava a jogar muito agressivo. Eu vejo AKcc , raiso cerca de 2k e a sb call. Flop j45 com dois paus. Faço c-bet e recebo um raise grande... Rapidamente me decido pelo reraise all in e ele call com qj. Holdou e estou out. Sinceramente acho que joguei bem e estava à frente quase sempre. Tenho 2 over cards e flush draw o que me dava 15 outs, ou seja, quase 60% de ser favorito a vencer a mão. Pode-se argumentar que ainda tinha muitas bb e que não precisava arriscar o meu torneio assim, mas atendendo ao jogador em questão, à fold equity que ainda tinha e que estava à frente apesar de estar apenas com draws, penso que tomei a decisão correcta. E duplicando naquela altura estaria em condições ideais para pressionar a mesa, que tinha uma dinâmica estranha, com muitos flops a serem vistos por 4 e 5 jogadores.
Quem ganhou o torneio acabou por ser um sueco também da Bestpoker e que estava no nosso apartamento. De realçar que foi o seu 1º torneio live, que sonho! well played Joakim!


Ontem cheguei mega cansado, mas resolvi grindar nas scoop. Passado uma hora já estava arrependido porque só queria era dormir :P Mas como estava a jogar o pl draw acabei por também me registar nos eventos posteriores low e médio, quer de HU quer um turbo. No hu médio passei o 1º e perdi incrivelmente o 2º contra um jogador muito fraco. Fiquei bastante desapontado porque cometi erros dos quais podia facilmente ter fugido. No low perdi logo no 1º round e nos turbo perdi ambos em spots standard. Relativamente ao 5 card draw, não é de todo a minha especialidade, se joguei 2 ou 3 vezes algum torneio desta variante foi muito. No entanto runnei extremamente bem e acabei por ficar ITM em ambos. Consegui construir as stacks em ambos quase exclusivamente através de spots em posição e roubos arriscados( alguns demais lol). Nem sequer sei se essa é uma estratégia normal, apenas ia fazendo aquilo que devia atendendo sempre à dinâmica das mesas. Mixei muito o meu jogo e axo que isso foi importante. No low perdi por volta do 70º lugar, no médio fui aguentando, sempre a encher-me. Cheguei aos ultimos 10 em 2º ou 3º e muito tranquilo. A partir daí comecei a cometer vários erros. Erros esses que se pagam caro, especialmente nestes torneios. Quando estavamos 7 (eram mesas shorthanded) fiz um bluff que me deixou com 4 ou 5 bb :P ainda dobrei 2 vezes e entretanto um gajo fica tão short quanto ele. Provavelmente podia ter canado para a mesa final, tinha bastantes hipóteses de o conseguir mas apanhei uma mão aceitável e fiz-me à vida. Chegar à mesa final dum evento scoop era muito bom para mim, mas para mim o mais importante será sempre jogar para ganhar porque os prémios bons estão concentrados lá em cima, e entre o 7º e o 6º a diferença era de "apenas" $500. Fiquei desiludido com a minha prestação na reta final. Mesmo estando muito longe de ser um jogador aceitável nesta variante, atendendo à run que apanhei devia ter aproveitado melhor a oportunidade. Ganhei $1000 e os meus amigos que não percebem de poker dizem "quem me dera". Quem joga poker deve perceber o vazio com que fiquei. Tão perto duma final table das SCOOP e ao mesmo tempo tão longe lolol. Mas o karma está sempre do meu lado, por isso sigaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa. E vou jogar mais uns quantos eventos low e médio:)


Até ao fim do mês vou tentar grindar mais a sério, fazendo mais 5 ou 10 horas semanais para em Junho estar descansado e poder ir a Vegas tranquilamente :P

Sem comentários: