sábado, 2 de maio de 2009

balanco do auto desafio

ando um bocado preguicoso no que diz respeito a escrita... aproveito agora que nao estou cansado para fazer um balanco mais a serio do meu auto desafio.

pois bem, fiz 1000 HU de $30( 295) e 30 euros(705).
o resultado acabou por ser positivo, visto que tinha como objectivo acabar com um ROI de 10% e acabei com um ROI de 11%, o que me permitiu ter um profit um bocado superior a $4000. durante este desafio consegui manter uma grande regularidade, em cada serie de 100 jogos sai sempre vencedor, mesmo quando estava numa bad run. um grande motivo de satisfaçao foi ter eliminado o tilt na maior parte do tempo. claro que ha fases em que e quase impossivel, mas esforcei me ao maximo para me conter e continuar sempre a aplicar o meu A game. normalment apos umas bad beats, entrava em stress, queria recuperar a forca, ia all in com cartas mediocres, pagava all ins quando sabia que partia atras, enfim, muitos euros que ja perdi por tiltar. um exemplo perfeito foi quando perdi 9 jogos seguidos. foi mau demais, o trabalho de um dia tiha se ido em poucos minutos e por causa de uma bad run, frustrante sem duvida. mas sei que agi da melhor maneira. fui ao forum, falei dessa bad run, fui comer, fumar um cigarrinho, tentar relaxar. e logo apos essa fase consegui uma fase incrivel em que perdi 2 jogos e ganhei 18. se nao tivesse parado, em vez de ter ganho 18, provavelment teria ganho apenas 9 ou 10. e 8 jogos em HU sao muita coisa, cada vitoria valia 60 euros( visto que os meus 30 de inscricao ja nao eram meus, estavam em jogo).
sem duvida que a eliminacao do tilt do meu jogo foi a maior evolucao neste mes. finalmente comeco a aplicar a teoria, toda a gente sabe que apenas importa o longo prazo, mas aplicar isso na realidade nao e nada facil, e preciso muito esforco.

consegui tambem desenvolver o meu jogo. apesar de jogar varias mesas em simultaneo, consegui estar sempre focado em cada uma das mesas, consigo ler cada vez melhor os meus adversarios, consigo largar facilment 2 pares quando vejo que estou batido( em HU muita gente nao sabe, mas e uma mao fortissima), consigo esperar pelo momento certo para ganhar quando as blinds estao muito altas, em que so temos 2 opcoes, push or fold. por exemplo, quando temos posicao podemos fazer all in com quaisquer 2 cartas, quando estamos sem posicao temos de ter muita atencao, ponderar se vale a pena ou nao fazer call a um all in. e uma situacao muito importante, os poucos jogadores regulares nao sao meus adversarios, temos como que um pacto, quando um esta inscrito, o outro espera que abra uma nova mesa. tudo isto sao pormenores que juntos se tornam em "PORMAIORES".

um outro aspecto que me deixa motivado foi ter entrado no TOP20 dos jogadores mais ganhadores da rede IPN em 2009. neste momento ate ja estou em 14º e isto e um incentivo para continuar a melhorar o meu jogo para tentar manter esta posicao e se possivel subir um pouco mais. os 7k de profit que tenho nesta rede limitam se essencialmente os meses de fevereiro e de abril, em marco fiquei down nesta sala e em janeiro jogava sits de $10, tendo o lucro sido escasso.

agora um aspecto onde devia estar melhor, que poderia igualmente traduzir se em mais algumas vitorias. apesar de conhecer a maioria dos jogadores, de saber o seu estilo de jogo, nao tenho tirado notas dos adversarios, algo essencial quando o nosso edge nao e muito superior. tudo bem que a jogar em 4 ou 5 mesas e complicado, mas por vezes consulto o hand history e ai podia "passar po papel" as informacoes sacadas. sem duvida que a maioria dos jogadores tem um modo de jogar invariavel, ou seja, joga sempre da mesma forma, e tendo notas sobre esses adversarios a vitoria e quase certa, pois sabemos quando roubar, sabemos quando podemos atacar forte, sabemos se podemos ou nao fazer bluff.... um numero muito grande de informacoes que podemos tirar e que facilitam a nossa tarefa. em maio vou estar mais atento.

por fim, o que esperar de maio? ja ponderei bem, subir para os heads up de 50 euros ou menter me nos de 30. a minha gestao de banca esta completamente controlada, e mesmo que subisse para os heds up de 50, continuaria a ter mais de 200 buy ins, logo podia jogar sem qualquer medo. o problema e que na rede IPN os heads up de 50 têm uma estrutura diferente dos HU de 30. assim, comeca se com 2000 fichas em vez das 1500 normais. claro que da para jogar um poker melhor, mas cada jogo demorara obrigatoriament mais tempo. alem de que o nivel dos jogadores deve ser bastante superior. sao 2 factores que me fazem manter mais um mes no nivel em que me encontro agora. no entanto, poderei sempre dar uns shots tranquilamente, para fazer uma transicao calma, ponderada e com sucesso Smile em maio estou a pensar alternar uma semana de HU com uma semana de MTT. vou dedicar bastante tempo a leitura de MTT, ainda cometo demasiados erros, espero pelo menos evoluir e conseguir ser mais paciente....

e como este post ja vai muito longo, por hoje finito!
abracos

Sem comentários: